sexta-feira, 25 de julho de 2014

PM da capital de SP mata mais em seis meses do que no ano passado inteiro

Policiais militares em serviço na capital paulista mataram, nos seis primeiros meses deste ano, mais pessoas do que ao longo de todo o ano passado, apontam números divulgados nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
De acordo com as estatísticas da pasta, houve 163 mortes em decorrência de intervenção policial de janeiro a junho de 2014 na cidade de São Paulo. Ao longo de 2013 inteiro, foram mortas 151 pessoas nas mesmas circunstâncias.
Considerando apenas o primeiro semestre do ano passado, quando ocorreram 66 mortes por policiais militares em serviço na capital, a alta neste ano chega a 147%.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou que a pasta estudará casos para identificar o motivo da alta letalidade.
— Nós estamos pedindo um levantamento para fazer estudos de caso no tocante à letalidade.
Grella afirmou que, preliminarmente, a secretaria acredita que o aumento de roubos tenha elevado o número de tiroteios entre criminosos e policiais, o que teria provocado também a alta no número de mortes.
— O que eu posso adiantar, mas que não é conclusivo, é que nós tivemos aumento de confrontos. Em números absolutos houve aumento [do número de mortos pela PM], mas, se relativizar isso em relação ao número de confrontos, que é justificado até pelo aumento de roubos, você vai ver que o percentual não está muito distante do passado. Isso, porém, não nos dispensa de pesquisarmos as causas disso e de trabalharmos para reduzir a letalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário