domingo, 17 de agosto de 2014

Multidão toma as ruas de Recife para homenagear Eduardo Campos


Quatro dias após o trágico acidente com um jatinho em Santos (SP), foi enterrado em Recife (PE) às 19h deste domingo (17) o corpo do ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência, Eduardo Campos. O sepultamento estava marcado para as 17h, mas o cortejo até o cemitério de Santo Amaro atrasou. O funeral do político começou no fim da noite de ontem, quando os restos mortais dele chegaram à Base Aérea de Recife. Em seguida, o caixão percorreu, em carro aberto, diversas regiões da cidade.
Hoje, mais de 100 mil pessoas foram às ruas para prestar a última homenagem a ele. Pela manhã, autoridades estiveram no Palácio do Campo das Princesas para o velório. Foi realizada uma cerimônia religiosa por volta das 10h. A presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores, prefeitos e outros políticos estiveram presentes.
Por volta das 16h30, o caixão de Eduardo Campos seguiu em carro aberto em um cortejo de aproximadamente 2 km, até o cemitério de Santo Amaro. Ele foi sepultado junto com o avô, Miguel Arraes — que também já governou o Estado e morreu em 2005, exatamente no mesmo dia que o neto: 13 de agosto —, e do tio, Carlos Augusto Arraes de Alencar.
Junto com o corpo, no caminhão, estavam quatro dos cinco filhos de Eduardo Campos, a viúva Renata Campos, a mãe dele, Ana Arraes, e também a candidata a vice na chapa, Marina Silva. Assim como no cortejo, milhares de pessoas tomaram o cemitério de Santo Amaro para acompanhar de perto o enterro. Renata e os filhos vestiam uma camiseta branca com a frase “não vamos desistir do Brasil”, a mesma dita pelo candidato em uma entrevista, no dia anterior à morte. 
Dois filhos de Eduardo (João e Pedro) ajudaram a carregar o caixão no cemitério. Eles usavam chapéus de palha, uma espécie de símbolo da família Arraes e uma forma de homenagear o pai e o bisavô. Antes que o corpo descesse, Renata e os quatro filhos se aproximaram para o último adeus. O caçula, Miguel, de sete meses, não estava no enterro.
Durante cerca de dez minutos uma rajada de fogos de artifício homenageou o político. O filho João puxou o grito: "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro", repetido por quem estava no cemitério. O hino nacional também foi cantado durante o sepultamento.
Campos foi o último dos seis mortos no acidente a ser sepultado. Durante a tarde, foram enterrados: o piloto e o copiloto, em Maringá (PR) e Governador Valadares (MG), respectivamente; o assessor de imprensa Carlos Augusto Ramos Leal Filho, foi enterrado em Recife; e o cinegrafista Marcelo Lyra, em Paulista (PE), mesmo local onde o fotógrafo Alexandre Severo será cremado. O sepultamento do assessor político Pedro Valadares foi feito em Aracaju (SE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário