segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Morre o escritor e psiquiatra Içami Tiba

Morreu neste sábado, aos 74 anos, o escritor e psiquiatra Içami Tiba. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Integrare Editora, informou o Extra.
De acordo com a assessoria, o escritor estava internado desde o fim do ano passado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Segundo a publicação, a diretora global de educação do Banco Mundial, Claudia Costin, lamentou a morte de Içami Tiba em seu Facebook. “É com grande tristeza que informo o falecimento, aos 74 anos, do grande educador e psiquiatra Dr. Içami Tiba", escreveu a ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro.
O Extra refere que Içami Tiba nasceu em Tapiraí SP, em 1941. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1968 e especializou-se em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da USP. Por mais de 15 anos, foi professor de Psicodrama de Adolescentes no Instituto Sedes Sapientiae. Foi o Primeiro Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama em 1977-78 e Membro Diretor da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo de 1997 a 2006.
Tiba realizou mais de 77 mil atendimentos como psiquiatra e psicoterapeuta de adolescentes e família, escreveu 29 livros - como “Quem ama, educa!” e “Limite na Medida Certa” - e proferiu mais de 3.400 palestras.
Em 2004, o Conselho Federal de Psicologia pesquisou através do Ibope qual o maior profissional de referência e admiração. Içami Tiba foi o primeiro entre os brasileiros e o terceiro entre os internacionais, precedido apenas por Sigmund Freud e Gustav Jung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário