segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Mais de 300 famílias do Distrito de Jutaí sofrem com a falta de água. Gestão passada deixou 05 meses de energia sem pagamento

A falta de água está entre as maiores demandas da comunidade de Jutaí, 1º Distrito de Lagoa Grande-PE, onde residem quase 300 famílias. Na reunião da Associação de Produtores Rurais, com 200 associados, ocorrida ontem, 15/01, surgiram muitas reclamações. “A água potável que temos vem de carros pipas, que foi diminuído e não tem a mesma regularidade. A água para limpeza e para darmos aos animais vem da barragem. Do início de 2012 até março de 16, sofremos muito a falta quase total de água. Outro problema, é que caminhões ‘pipas’ de outras cidades estão vindos pegar o pouco da água que ainda resta na barragem de ‘Contendas’ e no açude ‘Santa Bárbara’ e até o momento a Prefeitura não havia tomado nenhuma providencia”enfatizou o líder comunitário Francisquinho.


Por sua vez, o ex-vereador Joaquim da Rocinha disse que “Existe um Decreto Municipal de 2011, proibindo a retirada de água dos locais informados”, só não esclareceu, por que não Acontece  fiscalização nos locais. A gestão passada que deveria pagar a conta da energia das bombas, encerrou o ano com 05 meses em atraso. O secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Reginaldo Alencar, propôs que a gestão da água fosse feita por um morador e que houvesse uma Comissão Reguladora e Fiscalizadora do Serviço e, que o custeio da energia, troca de bombas e manutenção da rede fosse dividido entre as famílias. A proposta foi bem aceita pelos moradores e uma Comissão com sete (07) representantes, foi eleita para estudar o assunto em reunião que acontecerá nesta quarta-feira, 18/01.


Mais carros pipas. Mais ‘cisternas de calçadão’ e novas ligações de rede elétrica


O secretário fez várias observações “Estamos apenas ha 15 dias de uma nova gestão. O Prefeito Vilmar Cappellaro, pede para que cada um de nós esteja junto às comunidades debatendo os problemas e buscando as alternativas. Quanto aos carros pipas, teremos na semana que vem uma reunião com o responsável do exército para discutirmos o assunto. Com novas parcerias, vamos implantar mais 54 ‘cisternas de calçadão’ e faremos a ampliação da rede elétrica” garantiu Alencar. A reunião teve a participação da Presidente da Câmara de Vereadores, Iara Evangelista; do chefe Distrital Ericsson Rodrigues da Silva além de outros representantes da Prefeitura. A próxima reunião foi marcada para o dia12/02, onde acontecerá a eleição da nova diretoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário